domingo, 18 de maio de 2008

Streetball e estilo na veia

O Streetball, ou basquete de rua, surgiu nos EUA e se difundiu pelo mundo, inclusive nossa Valença. Uma forma de arte, conduta e interação social, além da diversão, isto que é Streetball.
A modalidade esportiva é sinônimo de arte, talento e diversão, pois é onde pessoas mostram sua versatilidade (fora e dentro de quadra), habilidade com a bola laranja, fugindo um pouco da disciplina do basquete de ginásio. Além de que estes desfilam os mais variados estilos, como, por exemplo, cabelos black power ou com tranças, bermudões ou camisetas extra GG, acessórios, ou, até mesmo, influenciados por ídolos esportivos.
No entanto, há quem ache determinado estilo um reflexo de um ser sem futuro e irresponsável. Não passa de um preconceito a ser batido em nossa sociedade. Porém, deve ser ressaltado que acima de todo e qualquer olhar preconceituoso para com o estilo de vestimenta, de visual e de comportamento, o adepto ao menos pratica um esporte saudável e com galera dele, sendo um comportamento extremamente social. Ao jogar Streetball, desenvolve-se a arte de driblar, fazer malabarismos com a bola e se divertir.
Enorme satisfação e motivo de alegria é termos vários jovens e adultos em nossa cidade praticando um esporte com tal estilo e cultura. Além de se concluir que o basquete de rua gera um grupo social não fechado ao mundo, e por isto, apresenta seus benefícios à sociedade, e sofre certo tipo de descriminação da mesma.

Nenhum comentário: