domingo, 27 de julho de 2008

Artigo.:
A DESCOBERTA DA MATEMÁTICA COMO ALGO MARAVILHOSO
por Dr. Clandestino (http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=11334989589383858374)
veja também a Comunidade no Orkut.: V.I.D.A. (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=10960949)



Desde pequeno a Matemática exerceu uma enorme fascinação sobre mim. Os números, sua seqüência interminável, as dizimas periódicas com seus adoráveis padrões repetitivos, as formas geométricas que introduzem em nosso espírito um ideal de beleza, pureza e uniformidade, operações como a simplificação e a montagem de sistemas de equações com sua dinâmica própria que por vezes remetia a passes de mágica, tudo isso marcou muito a minha infância causando uma impressão avassaladora que perdura até os dias de hoje. Algo de inefável por trás desses gráficos, como se simbolizassem uma presença que emana a partir deles..

Mas havia outras coisas que ocupavam a minha mente. Sempre fui muito ligado a metafísica e ao misticismo, não especificamente a qualquer religião pré-estabelecida, porém buscando entender os mistérios do sobrenatural, conhecer as lendas dos diversos povos, as suas histórias, tradições e superstições.

Lembro nitidamente de querer ter sido um oriental, um negro, um índio, tudo para escapar dessa existência que me parecia ordinária e tediosa, que é compartilhada pela maioria dos sujeitos de nossa época e que vivem nesse país.

Você percebe que a criação que lhe foi dada pela sua família, em sua escola, e reforçada pelas interações que você manteve durante a maior parte da sua vida não lhe preparam necessariamente para um convívio harmonioso com pessoas que tenham nascido em outras localidades, e que foram educadas de modo distinto? Talvez o mesmo ocorra independentemente de onde nascemos e que seja assim em toda parte; nenhum sentimento de humanidade esta sendo incutido na mente das crianças, e por isso milhões de jovens são condenados a mortes estúpidas em áreas de conflito na defesa dos interesses particulares dos lideres e supostos representantes políticos de seus grupos sociais.

Um dia compreendi que essas distinções étnicas e culturais realmente não possuem qualquer relevância em um contexto mais abrangente. Existe algo na Matemática, ou melhor na universalidade do conhecimento matemático que transborda alem de qualquer fronteira física ou comportamental, relativizando esses traços superficiais que compõem nossa identidade coletiva primaria, e nos despertam para um vinculo global que é compartilhado por todo ser humano. Não, vou além, por qualquer inteligência, seja ela orgânica, sintética, alienígena ou imaterial.. a Matemática é a mesma para todos.

A partir daí, como me convenci de que a Matemática será inexoravelmente a única atividade tida como sagrada em algum ponto do futuro próximo, resolvi fundar a Comunidade da V.I.D.A. no orkut, e há mais de 2 anos venho trabalhando incessantemente na formulação de um movimento religioso de vanguarda, inovador em todos os aspectos, e ainda assim fundamentado na tradição espiritual mais antiga da humanidade, a Matemática.

Nenhum comentário: