domingo, 8 de novembro de 2009

MÊS DA DIVERSIDADE CULTURAL VALENCIANA - Por nossas memórias e nossos direitos culturais e por políticas públicas de cultura em Valença!

A partir de HOJE estaremos todos os sábados de novembro na Rua dos Mineiros colhendo assinaturas para o abaixo assinado: Por nossos DIREITOS CULTURAIS e por POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA para nossas diversidades culturais.

Botando o bloco na rua com o coro de vozes valencianas e "flumineiras". Dizendo que entendemos que desenvolvimento sustentável não começa sem antes termos sustentabilidades:

Política. Cidadania para todos. Sujeitos e não apenas objetos da história. Juntos, ao mesmo tempo, aqui e agora, tendo como objetivo a conquista da sustentabilidade ambiental, cultural e econômica.

"Monocultura já é ruim para o solo e que dirá para a cabeça dos homens".

E, principalmente as heranças dos modelos de monocultura e "desenvolvimento" que tivemos desde a ocupação dos nossos territórios pela "civilização" que promoveu o "cerco" e "extermínio" dos Coroados, passando pela cultura do café e a construção da ferrovia que distruiu também as nossas matas luxuriantes chegando ao atual modelo da pecuária leiteira.

O tema geral da II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA - II CNC - "Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento" é um novo caminhar num "processo" de abrangência como critério que está dando as diretrizes da gestão do Ministério da Cultura desde a posse do Presidente Lula e consequentemente de Gilberto Gil no Minc e seu sucessor.

Um dia só para a cultura é pouco. Cultura é a vida total de um povo.

A cada segundo, minuto, hora, dia, mês e ano. Ano após ano. Por isso nossa proposta é estarmos na rua em todos os sábados do mês.

Para comemorarmos o que temos prá comemorar e já começamos no último dia 5 e também lembrar da "agenda" de problemas que aguardamos soluções nas gestões particulares de cultura que estamos acostumados a ver em Valença.

Nossos direitos culturais e nossos acessos a espaços culturais como bibliotecas, centros de cultura, memória, fruição e produção cultural?

O que fazer com as ruínas do Casarão que fará 8 anos no final do mês?

Vamos soltar nossas vozes.

Assim sendo apresentamos uma proposta de ocupação cultural da cidade para o mês de novembro:

DIA 7 - DIA NACIONAL DA CULTURA - O RETORNO

Nomeando KAREKA - Patrono da Diversidade Cultural Valenciana. Um mês de atividades de nossa rede social.
Divulgando o lançamento da CONFERÊNCIA PERMANENTE DE CULTURA de Valença.
Convocação Geral:
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

HOJE!!! Estaremos fazendo uma homenagem ao KAREKA, que se vivo estaria fazendo aniversário no dia 20 e nomeando ele o patrono da cultura valenciana pelas Vozes Flumineiras.
Já que Rui Barbosa que nasceu em 5 de novembro é o patrono da cultura brasileira e o DIA NACIONAL DA CULTURA é em sua homenagem, resolvemos "decretar" sem decreto que o KAREKA é o patrono da cultura da diversidade cultural valenciana.
Estaremos também nos dias úteis colhendo assinaturas e dando palestras nas escolas estaduais, municipais ou particulares ou qualquer outra instituição que se interesssar.

DIA 14 - O RETORNO - III

Aguardamos sugestões para um tema. Que tal uma mobilização sobre a etapa municipal da Conferência das Cidades?

DIA 21 - CONSCIÊNCIA NEGRA e Exposição de trabalhos do KAREKA.

Continuar mobilizando e divulgando para a etapa municipal da Conferência da Cidade.

DIA 28 - Por espaços culturais!

Aniversário de 8 anos de ruínas no Casarão.
Etapa municipal da Conferência das Cidades.

Neste tópico e nos demais estaremos divulgando também a agenda cultural do Congresso Nacional que foi batizada de Mês da Cultura e o Ano da Cultura também. Sem contar o processo de aprovação do Plano Nacional de Cultura.

Não estamos na Band nem no CQC mas estamos de olho nas conferências estaduais.

Campanha "PROTESTE JÁ" em prol da cultura valenciana no CQC. Já mandei o meu "PROTESTE" e você?
Pelo Casarão! Por nossas memórias coletivas! Queremos nossos ESPAÇOS e DIREITOS CULTURAIS!

Qual sua fome de cultura???

Nenhum comentário: