segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Campanha de Obama e Música de protesto - será que isto dará futuro??

Após soltar a macabra nota sobre o caso da letra do Slipknot encontrado num lugar mais macabro ainda (será que eles form influenciados por Lovecraft ou por algum jogo de RPG? - sendo BEEEMM irônico - como teria sido alguns anos atrás!!) venho falar agora de outro tema polêmico.


Obama e Lollapalooza
"Em Chicago, no último dia 3 de outubro, terceiro dia do festival Lollapalooza, "a turma de preto do rock industrial e a galera do hip hop festivo não costumam freqüentar os mesmos lugares, mas (..) ambas dividiram pacificamente o espaço do Grant Park para assistir, respectivamente, aos shows de Nine Inch Nails e Kanye West. Além dos interesses musicais de cada um, todos os públicos presentes tinham uma curiosidade comum: ver o candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama. Desde sexta, rumores de que ele apareceria no festival apareceram em diversos veículos locais. A princípio, Obama apresentaria o show do Wilco, no sábado, e depois a história afirmava que seria o de Kanye West, rapper que é conhecido por criticar os republicanos (logo após a crise do furacão Katrina, em New Orleans, em 2005, West afirmou durante uma transmissão de TV que George Bush "não se importa com os negros")."


NAS [Untitled] e o renascimento da raíz HIP HOP
"O rapper Nas lança um disco político-racial em plena campanha de Barack Obama e retoma o discurso de denúncia das origens do rap. Nas é um rapper com uma história sui generis (considerando o atual momento político norte-americano). Seu pai, o trompetista Charles Jones III, mudou de nome após uma viagem para a África e virou Olu Dara, que em iorubá significa "Deus é bom". Nasir Jones, o nome de batismo de Nas é árabe. Essa duas etnias nunca estiveram tão na mira da pauta norte-americana como nos últimos anos. Primeiramente, depois dos ataques às torres gêmeas os árabes viraram o grande temor dos norte-americanos. Agora, com a grande possibilidade de Barack Obama se tornar o primeiro presidente negro dos EUA, a questão racial voltou a ser discutida amplamente. Carregando na historia familiar e no próprio nome essas duas "questões", Nas acaba de lançar seu novo álbum, Untitled.

O disco se chamaria Nigger (forma preconceituosa de se referir aos negros nos EUA), mas ficou sem nome depois das duras críticas que recebeu mesmo antes de chegar às lojas.

Porém, o nome do álbum não mudou em nada o discurso político do disco. Se no trabalho anterior, lançado em 2006, ele decretava que o hip hop estava morto (Hip Hop is Dead), o disco atual volta às origens do gênero ao abordar política e racismo. O tom político embala grande parte das músicas, que poderiam ser todas utilizadas como jingle de campanha de Obama - caso de "Black President" e "You Can't Stop Us Now".


(...)
A faixa de abertura, "Queens Get The Money" é um exercício lírico para Nas, que fala sobre diversos temas em apenas dois minutos, que parecem ser mais, devido a boa articulação dele. Isso tudo numa base de piano, sem bateria, loops ou qualquer outro acompanhamento. Em "You Can't Stop Us Now", a escravidão e a importância dos negros são contados em forma de música. A faixa faz uma alusão direta à capa, que tem as costas de Nas marcadas por chibatadas que formam a letra N. Em "Sly Fox" ele faz duras críticas ao canal de TV. Inclusive, Nas endossou publicamente o abaixo-assinado para que a Fox pare de fazer críticas aos negros, em especial ao senador e candidato a presidência, Barack Obama
."

[obs.: baixa 4 faixas do album "Untitled" do NAS no link: http://rraurl.uol.com.br/resenhas/5519/]


Após estas duas notas o que poderemos refletir sobre?
Obviamente, são várias possíveis conclusões, entre as quais:
* É interessante com o mundo artístico (no caso, musical) ainda mobiliza-se frente a vida social e política, independe de sabermos para onde isto levará.
* Será esta uma a verdadeira ideologia de Barack Obama (leia-se: a mobilização negra e, ou, musical) apenas uma somente uma artimanha política ou gerará mudanças futuras nos USA?
* E, entre muitas reflexões, ...

Quando será que o Brasil se despertará novamente e enfrentará, frente-a-frente, a nossa atual condição política e social?



Fontes:
http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/08/04/ult89u9467.jhtm
http://rraurl.uol.com.br/resenhas/5519/

Nenhum comentário: