terça-feira, 19 de agosto de 2008

Filosofia Antiga e Medieval: sua importância e aplicabilidade prática

A disciplina Filosofia Antiga e Medieval, apresentada neste curso com uma ótima apostila como material didático, é de suma importância, tanto no quesito de contextualização histórica dos períodos da filosofia, quanto pela apresentação destes últimos, para uma formação de uma base filosófica; e, conseqüentemente, tal base apresenta suas respectivas aplicabilidades práticas para o desenvolvimento da própria “amiga da sabedoria” e para nossa própria reflexão da maneira como conduzimos nosso cotidiano, e foi ele foi influenciado pelo passado.

A contextualização histórica dos períodos da filosofia é fundamental para o desenvolvimento dos estudos do presente curso, pois, é somente tendo uma compreensão, por mais básica que seja, do momento histórico do Homem de uma época, é possível entender como este conduz seu pensamento (ou raciocínio), sendo o Homem o produto do seu meio social, como poderiam afirmar algumas correntes da sociologia.

Partindo da argumentação acima, não poderia esquecer, obviamente, dos períodos em a filosofia se divide, e na presente disciplina, aborda os abrangidos no da antiguidade e idade média. Na antiguidade, sendo fortemente influenciada pelos helênicos (ou, simploriamente, gregos) e seus “compêndios” culturais adquiridos de outras culturas em que tiveram contatos, a filosofia foi “criada” como finalmente uma busca por respostas para questões inerentes ao Homem. Este homem inicialmente buscava uma filosofia natural, e somente depois, adicionando um caráter ético, político e moral para à “amiga da sabedoria”.

Quanto à idade média, período histórico intimamente relacionado a religião cristã, ao feudalismo e uma quase estagnação no avanço dos assuntos científicos e filosóficos, ela é essencialmente baseada nos filósofos antigos, destacando-se Sócrates, Platão (senão a maior influência deste momento da história), através de Santo Agostinho, e Aristóteles, por meio de São Tomás de Aquino. E que fique bem claro, tal panorama dentro da filosofia ocidental. Houveram contribuições ao pensamento humano sim, porém, num ritmo muito vagaroso e sob as rédeas do controle civil e religioso.

Percebe-se então, pelas afirmações anteriores, que com a própria aplicação dos princípios e conceitos filosóficos em suas sociedades, em seus respectivos momentos históricos, o Homem desde a antiguidade até a idade média desenvolveu a filosofia, e indo ainda mais além, tal processo existe até hoje e tendo a prosseguir assim sempre.

E, da mesma maneira, a aplicabilidade prática da filosofia antiga, medieval, ou até mesmo posteriores períodos da mesma, influenciou, influência nosso dia-a-dia e reflexões, como seres racionais, sobre nosso meio em que vivemos e a maneira de agirmos e pensarmos.


Obs: texto referente a uma atividade desenvolvida em minha pós-graduação, EaD, em Filosofia.

Nenhum comentário: