segunda-feira, 23 de março de 2009

Calculadora em Sala de Aula??

Em que casos usá-la?

Tanto no Ensino Fundamental quanto Ensino Médio, em suas diversas vertentes. Seu uso é muito comum no dia-a-dia, e porque não lecionar com sua ajuda, controlada é claro? É uma ignorância comum entre nós docentes do ramo da matemática fugirmos desta necessidade contemporânea. Ela está no mundo para ser usada.

Como a usaria?

O uso nos estudos de operações básicas (soma, multiplicação, subtração e divisão), no aprendizado da tabuada, frações, cálculos geométricos, trigonométricos, e alguns tipos de funções, são algumas das possíveis, e de certa forma criativas, de se disciplinar matemática com o advento das máquinas de calcular, desde modelos simples, científicos e/ou financeiros.

Tem como aprender tabuada pela calculadora?

Sim, mas com uma metodologia bem apurada, pois não podemos exagerar na utilização da calculadora. Deve ser usada como um ferramenta de ajuda, e não em todo o processo de aprendizado da tabuada. Sendo também a própria tabuada não deve ser ensinada como decoreba, porém entendida, o que pode ser facilitado com o uso da máquina de calcular.

A partir de quando usá-la?

Uma série ideal para o início do seu uso é a 6ª do (novo) Ensino Fundamental, antiga 5a série, devido ao aumento da importância das operações básicas e, consequentemente, o avanço dos conteúdos apresentados.



Fonte: um trabalho meu de quando cursava Licenciatura Plena em Matemática, pela FAA Valença/RJ.

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